Sala de Cultura: incentivo à diversidade cultural universitária
por Talyta Magano
|
Foto de Talyta Magano |
Cada vez mais em evidência, a Sala de Cultura da UFRRJ propõe um cenário alternativo e complementar para a cultura universitária. Localizada ao lado da CAUR, próximo à Residência Estudantil, ela abriga exposições, publicações e atividades culturais.
A idealização de um espaço como este é antigo. Em 2008, o projeto era construir uma sala de leitura, com apoio da PROGRAD, exatamente no mesmo local hoje ocupado pela Sala de Cultura, para não deixá-lo em estado de abandono. Resgatando essa ideia inicial, em 2012, o espaço começou a ser reformado e, então, foram pensadas outras atividades para agregar à sala.
Segundo Pablo Ferreira, aluno do 6º período de Belas Artes e bolsista da Sala de Cultura, os trabalhos de reforma começaram durante a greve. Os móveis que hoje enfeitam o local foram adquiridos de outros setores da Universidade:
– Foi tudo uma colcha de retalhos que conseguimos ao longa da greve e um pouco depois, para construir o espaço. E está vindo mais coisas pela frente. É uma constante construção.
|
Pablo Ferreira participa desde o início do projeto Foto de Talyta Magano |
A Sala de Cultura traz para os estudantes atividades como o Cineclube, oficinas, saraus e até passeios, através do Me Leva Rural. Além disso, ela é uma oportunidade dos artistas da própria comunidade acadêmica mostrarem seus trabalhos. Esse mês, por exemplo, as obras expostas pertencem a Manoel Ribeiro, aluno do 1º período de belas artes, apresentando Noites de Festa. Segundo Pablo, já estão marcadas outras quatro exposições para os próximos meses, todas de alunos da Rural.
Sobre o incentivo à leitura, a Sala disponibiliza revistas como Caros Amigos, Piauí, Super Interessante, Ciência Hoje, entre outros títulos.
Poesia e música ficam por conta do Sarau Cultural, evento literário onde os alunos participam declamando poesias, cantando ou realizando outras performances.
– Eu costumo dizer que o Sarau Cultural é o carro chefe da Sala de Cultura. É aquele que mais mescla as manifestações culturais da Universidade. O interessante é que está tendo boa recepção pelo público, afirma Victor Ohana, bolsista da Sala e estudante do 2º período de Jornalismo.
|
Victor Ohana, um dos bolsistas da sala de cultura Foto de Talyta Magano |
O Me Leva Rural, por outro lado, se encarrega de “levar” os alunos até outros lugares com o objetivo de agregar valor cultural da mesma forma. A última edição, levou os estudantes ao Museu Imperial de Petrópolis. A próxima vai até o CCBB, no centro do Rio, para a exposição Movie-se.
A respeito do futuro do projeto, Pablo afirma que a vontade é expandir a ideia para o Instituto Multidisciplinar e o Instituto Três Rios. Para ele, já que a questão multicampi está tão em foco na UFRRJ, é importante levar cultura para além de Seropédica também.
Todos os eventos propostos pela Sala de Cultura serão mensais. A Sala fica aberta das 8h às 22h, para todo público. Mês que vem, a programação será sobre o tema “marginais”. Fiquem de olho nos próximos eventos pelo facebook.com/SalaDeCultura ou saladeculturaufrrj.blogspot.com.br.
In this short article, we will certainly explore cardiform cena different approaches to detox your blood in just 24-hour.